Área privativa e área BOMA: você sabe a diferença?

[Blog] 08/05/2023

Você já encontrou os termos “Áreas Privativa Total” e “Área BOMA” no anúncio de um imóvel comercial? Essas expressões são recorrentes, mas desconhecidas por muitos. Se
Compartilhe:

Você já encontrou os termos “Áreas Privativa Total” e “Área BOMA” no anúncio de um imóvel comercial? Essas expressões são recorrentes, mas desconhecidas por muitos. Se você quer entender mais sobre esses dois termos essenciais e decisivos na área da locação ou da compra de um imóvel, segue o post!

Área Privativa Total, como o nome sugere, é de uso único do ocupante do espaço, seja proprietário ou locatário. O banheiro e a cozinha podem estar inclusos no pacote, se estiverem na área de uso exclusivo. No caso de sacadas e áreas técnicas (geralmente, áreas onde se localizam as condensadoras), estes espaços também são contabilizados como área privativa, uma vez que são de acesso e uso exclusivo do ocupante.

Área BOMA é uma sigla, em inglês, para "Building Owners and Managers Association". "BOMA", em suma, é a somatória da área privativa e comum de um imóvel. Assim, essa área sempre terá uma metragem maior. Frequentemente, muitas empresas, na hora de fechar negócio, apenas mencionam a metragem da área BOMA ao cliente final, "valorizando" um imóvel ao atribuir uma metragem maior a ele. Fique atento!

Whatsapp Logo Fale Conosco