More bem em pequenos espaços
[Blog] 26/10/2018

Imóveis com metragem de 25 a 90 metros estão em alta devido a alguns fatores, como as novas formações familiares, os projetos de empreendedorismo e o aumento da população urbana. Com essa nova tendência do mundo moderno, cada cantinho deve ser bem aproveitado utilizando a multifuncionalidade, a criatividade e a iluminação para conquistarem uma visão ampliada dos espaços.
Confira algumas dicas para explorar melhor os espaços e fazer seu ambiente parecer maior:
- INTEGRAÇÃO: ao unir um ambiente ao outro é importante utilizar elementos do espaço que deixe muito claro essa intenção. Por exemplo: ao fazer uma cozinha aberta para a sala, utilize nos dois ambientes o mesmo revestimento para o piso. Se unir a sala de jantar com a de estar, instale uma iluminação que interligue esses dois ambientes. Os planos do piso e do teto são os elementos que mais representam a ampliação dos espaços.
- SER FUNCIONAL: tudo tem de se adaptar muito bem. Por isso, os caminhos e as circulações no ambiente devem ser bem definidos para que não haja tropeços e tumultos. Isso deixa prático e confortável o dia a dia do morador. Deixe o centro do ambiente bem livre para circular e ocupe as periferias do espaço com a mobília.
- MÓVEIS VERSÁTEIS: uma mesinha de centro de sala pode ser um banco, uma estante ou mesa lateral. Afinal, como o espaço é pequeno, não dá para ter um móvel correspondente a cada função.
- USE CORES: se o ambiente não recebe muita luz do sol, revista as paredes com acabamentos claros. Se receber muita incidência de luz solar dá para ousar em uma cor mais escura. Se o pé direito for baixo, mantenha o piso e o teto claros. Se o ambiente for estreito, revista a menor parede do local com um acabamento mais escuro.
- UTILIZE ESPELHOS: essa peça, quando instalada em locais estratégicos, amplia virtualmente o espaço e proporciona uma sensação muito agradável de amplitude.
- DESIGN DA MARCENARIA: os móveis planejados, quando bem desenhados, contemplam a proporção do local, assim como o tamanho de todos os objetos que o morador irá armazenar.
- Revestimos a bancada de granito com placas de MDF madeirado e aproveitamos o espaço embaixo dela com duas gavetas para guardar utensílios de mesa.
- Ao pintar todas as paredes de uma mesma cor – neste caso usamos o cinza – criamos uma unidade maior de integração entre o cantinho da refeição e o espaço da TV.
- Para resolver o bloqueio que precisávamos entre as áreas de serviço/dormitório e sala, instalamos uma cortina para fazer, às vezes, de uma porta de correr.
- No lugar do painel, foi colocada uma peça comprida que alongou o espaço da sala e aindaé útil para armazenar objetos. Junto a ela, projetamos um aparador que se encaixa perfeitamente no rack, proporcionando um apoio de trabalho home office. A peça também vai para a sacada onde vira um pequeno buffet e se encaixa no sofá, podendo ser utilizado como uma mesa.
https://www.youtube.com/watch?v=uuKQ-I-2tFc
Mateus José
Arquiteto e Diretor de Criação da Majó Arquitetura
contato@majo.arq.br